sexta-feira, 4 de março de 2011

Engenharia Como Fator Importante no Combate às Enchentes

          Os noticiários e sites de notícias, em épocas chuvosas do ano, apresentam reportagens de fatos da natureza que causam calamidade em muitas áreas do país, principalmente em regiões litorâneas e cidades com infra estrutura não planejada. Vários já foram os acontecimentos em regiões de SP, RJ e SC, entre outros, onde enchentes e alagamentos desabrigaram famílias inteiras, e, acima de tudo, destruíram vidas. Todo profissional de engenharia sabe que alguns tipos de adaptações em projetos já existentes e um pouco mais de iniciativa governamental contribuiriam para melhorar a situação, senão, para erradicá-la.

          Sendo assim, aprendamos com Tóquio. Novamente, os japoneses saem na frente. Todos sabem que a cidade e suas proximidades são assoladas por tufões ao longo do ano todo, assim como acontece em todo o território japonês. Algumas chuvas são tão fortes, que têm duração de várias horas e até mesmo de um dia inteiro. Mas nem por isso ocorrem enchentes ou alagamentos na cidade. Os japoneses preferiram enfrentar o problema os invés de fingir que nada acontece, como fazemos aqui no Brasil. O corpo de engenharia de Tóquio se reuniu para buscar soluções, e planejou uma fantástica infra estrutura no subsolo da cidade, que funciona como se fosse um imenso corredor de escoamento das águas da chuva.  Cinco poços de 32 m de diâmetro por 65 m de profundidade interligados por 64 Km de túneis formam um colossal sistema de drenagem de águas pluviais destinado a impedir a inundação da cidade durante a época das chuvas.


          A dimensão deste complexo subterrâneo desafia toda a imaginação.  É uma obra de engenharia sofisticadíssima realizada em concreto, situada 50 m abaixo do solo, fato extraordinário num país constantemente sujeito a abalos sísmicos e onde quase todas as infra estruturas são aéreas.  A sua função é não apenas acumular as águas pluviais como também evacuá-las em direção a um rio, caso seja necessário. Para isso dispõe de 14.000 HP de turbinas capazes de bombear cerca de 200 t de água por segundo para o exterior. E o resultado poderá ser verificado nas imagens que seguem. 












    Acoooooooooorda, Brasiiilll!!!!

2 comentários:

  1. Caracas que post heim...Menina n sabia dsso,imaginava sim que deveria ter uma estrutura magnifica pra n acontecer esse tipo de tragédias aki,mas fkei boquiaberta com as fotos.Por isso k amooo Japão.
    Brasil precisa acordar e correr atrás do preju,espero k num futuro proximo possamos contar com um Brasil melhor em sua infra estrutura.
    Aki na região está td bem sim,mesmo k ela n tenha entrado em contato n se preocupe.
    Bjokas querida,descupa pela demora em responder.
    Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, querida!
    Acredita que no momento de chegada do seu comentário, eu tinha acabado justamente de conseguir contato com minha família ai em Toyama?

    Muito obrigada, e fique bem!
    Fique com Deus você também!

    ResponderExcluir