quinta-feira, 3 de março de 2011

As Características de um Engenheiro

          É indubitável que o profissional de engenharia tenha que reunir algumas características-chave, tanto para que consiga se formar, quanto para exercer suas funções com excelência. Reunirei algumas delas logo abaixo, que serão muito úteis para a auto-avaliação de cada um. É importante que o profissional de engenharia possua a maioria delas, e que se dedique para aprimorar as outras características que apresentar de forma mais deficiente. Afinal, ninguém, nem mesmo um engenheiro, é perfeito, não é mesmo? Vamos lá:

  • Curiosidade: nota-se desde a infância o gosto por descobrir como as coisas funcionam. Tenho certeza que muitos de vocês por aqui já tenham desmontado o ferro de passar da própria mãe e afins, na busca do entendimento do funcionamento de cada aparelho que tiveram em mãos. A curiosidade move todas as descobertas e estudos não somente da ciência, mas da Engenharia também, e é perceptível quando um engenheiro aponta este traço de personalidade: geralmente a criatura desmonta, remonta e recria tudo o que vê pela frente, e isto faz parte do seu trabalho como um todo.
  • Disciplina: É necessária a aplicação de muita disciplina pra aprender. Os estudos na área de Engenharia podem se tornar pouco empolgantes quando surgem situações-problema com os quais a pessoa em questão não apresenta, ainda, tanta habilidade de resolução com relação ao tema. Sendo assim, isto exige que o profissinal agregue em seu traço de personalidade o que o mercado de trabalho chama de aprendizagem continuada: que acontece quando a pessoa consegue se lembrar do que aprendeu no dia anterior, e agregar a esse conhecimento a informação do novo dia, e assim sucessivamente. Para que o profissional haja de forma a estimular tal característica, ele precisa se certificar de que suas metodologias pessoais o ajudarão a alcançar o nível de disciplina que deseja ter.
  • Raciocínio Lógico: apesar de ser um traço que também vem de berço, o pensamento lógico também pode ser aprimorado com o passar do tempo. O engenheiro deve apresentar a capacidade de entender processos e sistematizações, tanto de forma total, quanto de forma segmentada. Para que a capacidade lógica do engenheiro esteja sempre em pleno funcionamento, é necessário que o mesmo pratique atividades fora do campo de trabalho ou estudos, como jogar xadrez, praticar esportes que exijam raciocínio rápido e buscar leituras interessantes sobre o tema.
  • Firmeza: talvez seja este um dos traços que o engenheiro deve apresentar em sua personalidade com maior protuberância. Todos nós aprendemos na faculdade que os resultados têm de ser precisos, afinal, Engenharia é uma ciência exata. O profissional de engenharia deve ter total consciência de que suas decisões devem ser firmes, e estar fundadas em teoremas, leis e normas técnicas do meio.
  • Análise Espacial: esta é uma capacidade que rende muitos frutos quando está aliada ao raciocínio lógico. O engenheiro deve possuir facilidade em analisar pontos, objetos, vetores e coordenadas no espaço imaginário das três dimensões (x, y, z). É uma habilidade muito útil para o desenvolvimento de qualquer projeto.
  • Senso de Observação: nenhum processo ou projeto está livre de falhas. Levando-se tal fato em consideração, o engenheiro deve treinar constantemente seu senso observativo, para conseguir identificar qualquer anomalia que surja, com a ajuda de seu "olhar clínico".
  • Postura Social: com relação a esta característica, espera-se que o engenheiro seja capaz de também mostrar que sabe ser "humano". Algumas pessoas acham que o engenheiro é aquele que se tranca em sua sala de experimentos, repleta de computadores, engenhocas, ferramentas e coisas do tipo, e que é incapaz de se comunicar com outros seres, "Jedis" como ele ou não. Este é um conceito equivocado nos dias de hoje. A Engenharia, acima de tudo, é uma ciência voltada a promover o bem-estar da sociedade. Todo jedi (graduado) sabe o que se passou em seu coração quando fez o juramento de utilizar os seus conhecimentos para o bem de cada próximo. Sendo assim, é desejável que o profissional de engenharia, de qualquer ramificação, seja polido, educado com as pessoas ao redor e acima de tudo, seja sociável em todos os níveis de sua vida.
          Postei aqui as características que considero como genéricas. Mais à frente, debateremos sobre as que podem ser consideradas como talentos individuais. Espero que tenham gostado e que a leitura tenha sido fator agregador a cada um que por aqui passar. Muito obrigada pela atenção!
          That the FORCE will be with you! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário